Energia Geotérmica

A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado.
Geo significa terra e térmica significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra, resultando do fluxo de calor das camadas mais profundas, devido ao magma, e à radioactividade natural das rochas.
 

Este recurso pode ser classificado em duas categorias:
• Alta temperatura (T>150 ºC): este recurso está geralmente associado a áreas de actividade vulcânica, sísmica ou magmática. A estas temperaturas é possível o aproveitamento para a produção de energia eléctrica.
• Baixa temperatura (T<100 ºC): resultam geralmente da circulação de água de origem meteórica em falhas e fracturas e por água residente em rochas porosas a grande profundidade.


A água contida nos reservatórios subterrâneos é aquecida pelo magma, aquecendo e podendo até ferver, pois em termos médios a temperatura aumenta 1ºC por cada 32m que se avança em profundidade na crusta terrestre. Onde a água quente sobe até à superfície terrestre em pequenos lagos são as chamadas furnas.
No território continental português não existe actividade magmática recente, pelo que as zonas geotérmicas estão reduzidas às das nascentes termais que se localizam em zonas fracturadas do continente. Porém, existem as furnas dos Açores, onde a água tem temperaturas que ultrapassam os 200ºC.
 

- Distribuição dos 235,5 MWt inventariados actualmente:

Ilha Potência Instalada [MWt]
S. Miguel 173,0
Terceira 25,0
Faial 8,9
Pico 12,0
S. Jorge 8,0
Graciosa 5,0
Flores 2,5
Corvo 1,1
Total 235,5
Esta energia é utilizada para aquecer prédios, casas e piscinas. Porém, em alguns locais do planeta onde existe muito vapor e a água atinge temperaturas muito altas, é possível produzir energia eléctrica. A água é drenada até á superfície por tubos sendo conduzida até á central eléctrica geotérmica. O processo utilizado é o mesmo que numa central eléctrica normal, porém não é necessário a queima de combustíveis para produzir electricidade.


Curiosidades


. O primeiro país a utilizar energia geotérmica foi a Itália, em 1904, seguido pela Islândia em 1928;
. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente;
. Alguns peritos admitem que futuramente a energia geotérmica poderá satisfazer cerca de 20% das necessidades energéticas mundiais.