Energia Solar

O sol sempre foi uma fonte de energia. Quando se põe a roupa a secar está-se a usar o seu calor. As plantas usam o sol para produzir alimento, e os animais alimentam-se delas.
A energia solar refere-se à utilização directa dos raios solares na produção de energia.


Esta radiação disponível à superfície terrestre divide-se em três componentes:
- directa: vem "directamente" desde o sol;
- difusa: proveniente de todo o céu: das nuvens, gotas de água, etc;
- reflectida: proveniente da reflexão no chão e dos objectos circundantes.


Radiação Solar diária em Portugal:

 


A energia solar pode ser utilizada para aquecer água nas casas, empresas e piscinas, e aquecimento do ambiente interior. Este processo começou a ser utilizado, pois este sistema era mais benéfico do que o carvão e a madeira, e a electricidade e o gás artificial eram muito caros. Este processo consiste em colocar placas solares (painéis grandes, negros, recobertos por vidro ou outra superfície transparente) nos telhados das casas, sendo assim possível o aquecimento da água que se encontra nos canos por baixo da placa solar.
A venda de placas solares tem vindo a aumentar ao longo do tempo, devido á subida do preço dos combustíveis.
A energia solar pode também ser utilizada para produzir electricidade.
Isto é possível pois alguns sistemas solares, usam um reflector alto e côncavo como uma parabólica para focar a luz do sol nos tubos; estes aquecem tanto que a água ferve. O vapor pode ser usado para girar uma turbina e produzir electricidade.
O problema do sistema solar eléctrico é que apenas funciona durante o dia, enquanto o sol aquece. Por isso, com o tempo nublado ou á noite não se gera energia eléctrica. Alguns sistemas são duplos, ou seja, durante o dia a água é aquecida pelo sol e á noite usa-se gás natural para a ferver; deste modo, continua-se a produzir electricidade.
Porém, é possível transformar a luz solar directamente em electricidade usando as células solares.
Quando a célula solar fica exposta ao sol, os electrões libertam-se do seu núcleo deslocando-se e movendo-se para a superfície da placa solar. As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor eléctrico e com o movimento dos electrões gera uma corrente eléctrica. A energia eléctrica da célula solar pode então ser usada directamente nas máquinas de calcular, podendo também ser armazenada para ser utilizada nos candeeiros de estrada. O futuro desta tecnologia é incerto, pois, além de ser relativamente ineficiente, as células são muito caras e são facilmente deterioradas.
A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro.


Curiosidades


. Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar;
. Para Lisboa, num plano inclinado (cerca de 40º) e orientado a Sul, o valor médio diário de potência da radiação solar global directa pode atingir os 414 W/m²;
. Num dia de céu claro é possível medir junto à superfície terrestre num plano perpendicular, cerca de 1.000 W/m².
. Na Califórnia está a ser reconstituído com novas tecnologias um sistema solar de produção eléctrica, o Solar II, que conserva numa direcção constante um raio solar introduzido numa câmara escura. A luz reflectida para o centro da câmara aquece um fluído que pode ser usado para ferver a água girando a turbina e o gerador. Este sistema, se resultar, será capaz de abastecer 1000 casas: